Seat retoca SUV Ateca


Primeiro SUV da Seat, o Ateca está há mais de quatro anos no mercado europeu (leia aqui). E tendo a companhia do menor Arona (leia aqui) e do maior Tarraco (leia aqui), é chegada a hora de renovação do modelo espanhol, rival de Citroën C5 Aircross e Kia Sportage, entre outros. Além da reestilização externa, ele tem novidades em termos mecânicos e de equipamentos. Em alguns mercados da Europa, a novidade já pode ser reservada.

Nessa reforma, o Ateca aproveita para se alinhar aos Seat mais recentes, como a quarta geração do León (leia aqui), adotando uma grade hexagonal maior e com molduras mais grossas e faróis menores e mais sinuosos. O para-choque também se altera por completo, modificando tomada de ar, molduras e luzes de neblina. Nas laterais, as mudanças se limitam ao desenho das rodas (de 16 a 19 polegadas) e ao acabamento na base das portas. Já a traseira conta com para-choque revisto, sem espaço para ponteiras de escape, e uma nova tipografia para o emblema que identifica o SUV.

Visualmente, o interior muda bem menos, tendo como destaque somente um novo volante. Nos equipamentos, contudo, há uma maior leva de mudanças. A central multimídia tem agora duas opções: a primeira com tela de 8,25 polegadas, conexão USB-C e integrações Apple CarPlay e Android Auto; enquanto a mais refinada tem visor de 9,2 pol e um sistema que identifica comandos por voz em linguagem natural. Ambos podem ser equipados com reprodutor de sinal de internet, auxiliando na obtenção de informações sobre tráfego e no acionamento de serviços de urgência. O Ateca ganha ainda quadro de instrumentos virtual de 10,25 pol.

A gama de motores foi parcialmente revista pela Seat. A opção de acesso da gasolina agora é um 1.0 TSI de 110 cv, que tem ciclo Miller de combustão e turbo com aletas de posição variável, modificando a velocidade do ar comprimido pela turbina. Acima, há o 1.5 TSI de 150 cv com desativação parcial de cilindros e o 2.0 TSI de 190 cv. A linha a diesel tem dois 2.0 TDI, com 115 ou 150 cv.

O câmbio pode ser manual de seis marchas (1.0 TSI, 1.5 TSI e 2.0 TDI) ou de dupla embreagem (DSG) e sete velocidades (1.5 TSI, 2.0 TSI e 2.0 TDI de 150 cv). A tração nas quatro rodas é padrão para o 2.0 TSI e opção apenas para o 2.0 TDI de 150 cv, sempre combinada ao DSG7.

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